Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

O jejum é invalidado ao engolir muco ou ao colocar-se o dedo no ouvido?

19-05-2018

Pergunta 172499

Quando o abençoado mês do Ramadan se aproxima, os sábios do nosso país começam a distribuir panfletos explicando como jejuar e o quê quebra o jejum. Uma das coisas que dizem é que engolir catarro ou muco, ou colocar o dedo no ouvido, quebra o jejum. Isto está correto?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Os sábios (que Allah tenha misericórdia deles) diferiram quanto ao jejum da pessoa que engole catarro ou muco: isso invalida ou não o jejum? A opinião correta é que não o invalida, pois não se enquadra na mesma categoria que comida e bebida.

O Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele), disse: “Quando os sábios diferem, o ponto de referência é o Alcorão e a Sunnah. Se estivermos incertos sobre um assunto, sobre se isso invalida o ato de adoração ou não, o princípio básico é que não o invalida (a menos que exista evidência para o contrário). Baseado nisso, engolir muco não quebra o jejum.

O que importa é que a pessoa deve deixar o muco e evitar tentar trazê-lo da garganta à boca. Mas se isso acontecer, deve-se expeli-lo, quer esteja em jejum ou não. Com relação à aplicação de gotas auriculares e se quebram jejum, isto requer evidência que será provada ao indivíduo ante Allah, Exaltado seja.”

Fim de citação de Majmu‘ al-Fataawa, 19/356 

Ele também disse: A opinião mais correta é que o muco não quebra o jejum mesmo que ele chegue à boca e a pessoa o engula. Apesar de não o invalidar, a pessoa não deve engoli-lo, já que os sábios proibiram-no por se tratar de algo repugnante.

Fim de citação de Liqa’ al-Baab al-Maftuh, nº 152.

Em segundo lugar:

Quanto a colocar o dedo em seu próprio ouvido, isso, definitivamente, não quebra o jejum. Na verdade, mesmo que a pessoa aplique gotas auriculares ou remédio no ouvido e possa sentir seu gosto na garganta, isso não invalida o jejum, por não haver evidência sugerindo que isso o invalide.

Para maiores informações, por favor, consulte a resposta à pergunta nº 80208

E Allah sabe melhor.

O que é permissível para a pessoa em jejum
Veja o site Islam Perguntas e Respostas