Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Aqueles que rezam em cadeiras nas mesquitas

17-10-2019

Pergunta 9307

Geralmente vemos cadeiras na mesquita, as quais foram colocadas para pessoas que rezam durante as orações obrigatórias atrás do imam ou durante as orações de tarawih. Qual é o parecer sobre a oração dessas pessoas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Ficar de pé é uma parte essencial da oração, e se a pessoa não se levanta durante ela, do takbir inicial até o salam final, e não tem nenhuma desculpa válida para tal, sua oração é inválida. Allah diz (interpretação do significado): “Custodiai as orações, e, em particular, a oração mediana, e levantai-vos, sendo devotos a Allah.” [al-Baqarah 2:238].

O parecer que ficar de pé é uma parte essencial da oração aplica-se especialmente às orações fard (obrigatórias); não é obrigatório ficar de pé nas orações naafil, nas quais permite-se sentar, mas aquele que se senta terá metade da recompensa daquele que fica de pé.

A evidência de que este parecer se aplica apenas às orações fard é o hadith no qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Rezai de pé” (al-Bukhari, 1066).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava rezar as orações naafil sentado em uma sela, mas quando queria rezar uma oração fard descia de sua sela (al-Bukhari, 955; Muslim 700) para que pudesse cumprir as condições essenciais da oração, ou seja, de pé e de frente para a qiblah.

Se uma pessoa faz uma oração naafil sentada, quando pode ficar de pé, receberá metade da recompensa de quem ficar de pé. 'Abd-Allaah ibn 'Umar narrou que ele disse ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Disseram-me, ó Mensageiro de Allah, que disseste que a oração de quem reza sentado é igual à metade da oração de quem reza em pé, porém rezais sentando.” Ele disse: “Estais certo, mas eu não sou como um de vós.” (Do hadith narrado por Muslim, 735).

Al-Nawawi disse, comentando sobre esse hadith: Este hadith deve ser entendido como significando que uma oração naafil feita quando alguém é capaz de pôr-se de pé trará metade da recompensa daquele que reza em pé. Mas, caso uma pessoa faça uma oração naafil sentada, porque não consegue levantar-se, sua recompensa não será reduzida e ela terá a mesma recompensa que quem reza em pé. No que diz respeito às orações Fard (obrigatórias), se a pessoa reza sentando-se quando pode ficar em pé, sua oração não será válida e ela não receberá nenhuma recompensa por isso, de fato, isso é considerado um pecado. (Sharh Muslim. 6/258)

Por isso, dizemos àqueles que se sentam nas cadeiras e não permanecem em pé durante as orações fard: não é permitido que você se sente em suas cadeiras quando consegue ficar em pé, a menos que seja tão difícil para você que cause danos, mas uma leve dificuldade não é desculpa.

Oração do Doente
Veja o site Islam Perguntas e Respostas