Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Dua para dor no corpo

21-11-2023

Pergunta 20176

Sinto fortes dores na parte frontal da cabeça. Existe uma oração ou algo que eu possa fazer para acabar com essa dor?

Resumo da Resposta:

Se você sentir dor no corpo, você pode dizer estas du’aas: “A’udhu Billahi wa qudratihi min sharri ma ajidu wa uhadhir.” “Adhhib al-ba’s Rabb an-nas, wa’shfi anta ash-Shafi, la shifa illa shifauka shifa-an la yughadiru saqaman.”

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Recompensa por enfrentar a doença com paciência

No que diz respeito à doença que você tem, se você a suportar com paciência e buscar recompensa, Allah fará da sua doença uma expiação pelos seus pecados.

Foi narrado por Abu Sa'id al-Khudri e Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum cansaço, exaustão, preocupação, tristeza, angústia ou dano recai sobre um crente neste mundo, nem mesmo um espinho que o pica, sem que Allah expie alguns de seus pecados com isso.” Narrado por al-Bukhari, 5318 e Muslim, 2573.

Remédios recomendados para dores no corpo

Recomendamos a você alguns remédios e du’aas prescritos na shari’a. Os remédios incluem o seguinte:

  1. Mel

Allah diz (interpretação do significado): “Então, comei de todos os frutos. E ide, docilmente, pelos caminhos de vosso Senhor." De seu ventre sai um licor: variadas são suas cores; nele, há cura para os homens. Por certo, há nisso um sinal para um povo que reflete” [al-Nahl 16:69].

  1. Madeira de aloés indiana (al-‘ud al-hindi)

Foi narrado que Umm Qais bint Muhsin disse: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Tu deves usar madeira de aloés indiana, pois nela há sete curas.” (Narrado por al-Bukhari, 5368; Muslim, 287)

  1. Ventosaterapia

Foi narrado por Ibn 'Abbas que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi tratado com ventosas na cabeça, quando estava em estado de ihram, devido a uma enxaqueca que o acometeu. (Narrado por al-Bukhari, 5374; Muslim, 1202)

Al-Bukhari incluiu-o em um capítulo que chamou de: Capítulo sobre ventosas para enxaquecas e dores de cabeça.

  1. Semente preta

Foi narrado por Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Na semente preta está a cura para todas as doenças, exceto a morte.” (Narrado por al-Bukhari, 5364; Muslim, 2215)

Du’aa para dores no corpo

Com relação às du’aas que recomendamos a você, mencionaremos algumas da Sunnah Sahiha:

  1. Foi narrado por 'Uthman ibn Abi'l-'As que ele reclamou ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre uma dor em seu corpo que o acometeu desde o momento em que se tornou muçulmano. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhe: “Coloca tua mão na parte do corpo que dói e diz Bismillah (em nome de Allah) três vezes. E diz sete vezes: A’udhu Billahi wa qudratihi min sharri ma ajidu wa uhadhir (procuro refúgio em Allah e em Seu poder contra o mal que sinto e sobre o qual me preocupo)” (Narrado por Muslim, 2202).
  2. Foi narrado por 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) vinha até uma pessoa doente ou uma pessoa doente era trazida até ele, ele dizia: “Adhhib al-ba’s Rabb an-nas, wa'shfi anta ash-Shafi, la shifa illa shifauka shifa an la yughadiru saqaman (Tire a dor, ó Senhor da humanidade, e conceda a cura, pois Tu és o Curador, e não há nenhuma cura, senão a Tua cura, que não deixa vestígios de doença). (Narrado por al-Bukhari, 5351, Muslim, 2191)

Você também deve recitar al-Fatihah e al-Mu’awwidhat, e em todo o Alcorão há cura, como Allah diz (interpretação do significado):

“E fazemos descer, do Alcorão, o que é cura e misericórdia para os crentes. E, aos injustos (dhalimun), isto não acrescenta senão perdição” [al-Isra 17:82].

  1. Foi narrado por Abu Sa’id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) que alguns dos Companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) vieram até uma das tribos árabes. Solicitaram-lhes hospitalidade, mas eles se recusaram a recebê-los. Enquanto isso, o chefe daquela tribo foi picado. As pessoas da tribo perguntaram: “Vós tendes algum remédio ou alguém que possa recitar ruqyah?” Eles responderam: “Vós não nos oferecestes hospitalidade, então não faremos nada até que nos dê algo em troca.” Assim, eles concordaram em um rebanho de ovelha. Então, ele começou a recitar a Essência do Alcorão – ou seja, Surat al-Fatihah – e coletou sua saliva e cuspiu ali (no local da lesão), e o homem se recuperou. As ovelhas foram trazidas e eles (os Companheiros) disseram: Não as levaremos até que possamos perguntar ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Então, eles perguntaram e ele sorriu e disse: “Como vós sabíeis que aquilo era uma ruqyah? Tomai-os e me deem uma parte deles” (Narrado por al-Bukhari, 5404; Muslim, 2201)
  2. Foi narrado por 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava recitar al-mu'awwidhat e soprar sobre si mesmo durante sua doença terminal, e quando ficava muito doente (para fazer isso), eu costumava recitá-los e soprar sobre ele e esfregar sua mão sobre ele para abençoá-lo. Mu’ammar disse: Perguntei a al-Zuhri como ele costumava soprar e ele disse: Ele costumava soprar nas mãos e depois esfregava o rosto com elas. (Narrado por al-Bukhari, 5403; Muslim, 2192)

E Allah sabe mais.

A Medicina e os Medicamentos As Recordações Corretas
Veja o site Islam Perguntas e Respostas