Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Por que precisamos de profetas?

25-07-2024

Pergunta 13957

Por que as pessoas precisam dos profetas?

Resumo da Resposta:

Precisamos de profetas para nos guiar para o que é melhor para nós neste mundo e no outro. Não podemos seguir o que nos é melhor em relação à outra vida, a menos que sigamos a mensagem. Não podemos ser guiados para o que nos é melhor neste mundo, a menos que sigamos a mensagem.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Quem são os profetas?

Os Profetas são os Mensageiros de Allah para Seus servos; eles transmitem Seus mandamentos e lhes dão boas novas das delícias que Allah lhes prometeu se obedecerem aos Seus mandamentos, e os alertam sobre o castigo permanente se forem contra Suas proibições. Eles lhes contam as histórias das nações passadas e o castigo e a vingança que se abateram sobre elas neste mundo porque desobedeceram aos mandamentos de seu Senhor.

Estes mandamentos e proibições Divinas não podem ser conhecidos através do pensamento independente, por isso Allah prescreveu leis e ordenou comandos e proibições, para honrar a humanidade e proteger os seus interesses. Porque as pessoas podem seguir os seus desejos e assim transgredir os limites, abusar das pessoas e privá-las dos seus direitos.

Por que Allah enviou profetas e mensageiros?

Então, pela Sua sabedoria, Allah enviou entre as pessoas, de tempos em tempos, mensageiros para lembrá-las dos mandamentos de Allah e alertá-las contra o pecado, para pregar e contá-las as histórias daqueles que vieram antes. Pois, quando as pessoas ouvem histórias maravilhosas, suas mentes ficam alertas, para que compreendam, aumentem em conhecimento e entendam corretamente. Assim, quanto mais as pessoas ouvirem, mais ideias terão; quanto mais ideias tiverem, mais pensarão; quanto mais pensarem, mais saberão; e quanto mais souberem, mais farão. Portanto, não há alternativa a não ser enviar mensageiros para explicar a verdade. (A’lam al-Nubuwwah por ‘Ali ibn Muhammad al-Mawardi, pág. 33)

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) – Ahmad ibn 'Abd al-Halim ibn 'Abd al-Salam, que é conhecido como Ibn Taimiyah, nasceu em 661 AH e morreu em 728 AH, um dos maiores estudiosos do Islam que escreveu muitos livros valiosos – disse:

“A profecia é essencial para guiar a humanidade para o que é melhor para ela neste mundo e no outro. O homem não pode seguir o que é melhor para ele em relação à outra vida, a menos que siga a mensagem, e não pode ser guiado para o que é melhor para ele neste mundo, a menos que siga a mensagem. O homem precisa da Shari’ah (lei divina) porque ele tem dois motivos: trazer aquilo que irá beneficiá-lo e afastar aquilo que irá prejudicá-lo. Esta Shariah é a luz de Allah nesta terra, Sua justiça entre Seus servos, e o refúgio onde qualquer pessoa que nela entrar estará segura.

Sharia não significa distinguir entre o que é benéfico e o que é prejudicial numa base física, porque até os animais são capazes de fazer isso. Burros e camelos são capazes de diferenciar entre cevada e poeira. Em vez disso, a distinção é entre ações que prejudicarão uma pessoa neste mundo e na Outra Vida, e ações que irão beneficiá-la neste mundo e na Outra Vida, tais como: fé, Tawhid (monoteísmo), justiça, retidão, bondade, confiabilidade, castidade, coragem, conhecimento, paciência, ordenar o que é bom e proibir o que é mau, manter os laços de parentesco, honrar os pais, tratar bem os vizinhos, reconhecer os direitos das pessoas, fazer sinceramente as coisas pelo bem de Allah, depositar a confiança n’Ele, buscar Sua ajuda, aceitar Seu decreto, submeter-se à Sua vontade, crer n’Ele e em Seus mensageiros em tudo o que eles nos disseram, e outras ações que são benéficas para uma pessoa neste mundo e no outro. O oposto disso o leva à miséria e à destruição neste mundo e no outro.

Se não fosse pelos mensageiros, nossas mentes não poderiam nos guiar nesta vida para diferenciar de maneira detalhada entre o benéfico e o prejudicial. Uma das maiores bênçãos que Allah concedeu aos Seus servos é que Ele lhes enviou mensageiros, revelou-lhes livros e lhes mostrou o Caminho Reto. Se não fosse por isso, eles teriam sido como gado, e estariam em situação ainda pior. Portanto, quem aceita a Mensagem de Allah e adere a ela é um dos melhores da humanidade, e quem a rejeita e a ignora é um dos piores da humanidade, ainda pior do que cães e porcos, e o mais vil dos vis. As pessoas deste mundo não poderiam sobreviver exceto em virtude dos ensinamentos dos mensageiros, cujos vestígios ainda existem entre nós. Se estes vestígios dos mensageiros desaparecessem da terra e os seus ensinamentos fossem eliminados, Allah destruiria os reinos superiores e inferiores e a Hora começaria.

A necessidade que o povo da terra tem dos mensageiros não é como a necessidade do sol, da lua, do vento e da chuva, ou como a necessidade que o homem tem de ter recursos humanos para sua vida, ou como a necessidade dos olhos por luz, ou como a necessidade do corpo por comida e bebida. Pelo contrário, é maior do que isso, maior do que a necessidade de qualquer coisa que você possa imaginar. Os mensageiros (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre eles) são intermediários entre Allah e Sua criação, transmitindo Seus comandos e proibições. Eles são embaixadores d’Ele para Seus servos. O último e maior deles, o mais nobre diante de seu Senhor, foi Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre todos eles). Allah o enviou como uma misericórdia para os mundos, orientação para aqueles que querem se aproximar de Allah, prova que não deixa desculpa para qualquer pessoa. Ele exortou o povo a obedecê-lo, amá-lo, respeitá-lo, apoiá-lo e reconhecer seus direitos. Allah tomou a aliança de todos os mensageiros e profetas de que eles acreditariam nele e o seguiriam, e Ele os ordenou que fizessem a mesma aliança com os crentes que os seguiram. Ele o enviou pouco antes da Hora como um portador de boas novas e um admoestador, chamando as pessoas para Allah com Sua permissão, como uma lâmpada brilhante. Allah concluiu a linhagem de mensageiros com ele. Através dele, Allah guiou as pessoas e dissipou a orientação errada, ensinou-as e dissipou a ignorância. Através da sua mensagem Ele abriu olhos cegos, ouvidos surdos e corações duros. Através da sua mensagem, Ele encheu o mundo de luz depois de este ter estado nas trevas, Ele reuniu as pessoas depois de terem sido divididas, Ele endireitou o caminho tortuoso da humanidade e mostrou às pessoas o caminho claro. Ele abriu coração de Muhammad e removeu dele seu fardo, e elevou sua fama (cf. al-Sharh 94:1-3). Ele infligiu humilhação e vergonha àqueles que foram contra o Seu comando. Ele o enviou (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) numa época em que não havia mensageiros há muito tempo e quando os Livros haviam desaparecido, quando as palavras haviam sido distorcidas e as leis alteradas, quando todos os povos se referiam às suas próprias opiniões injustas, desenvolvendo suas próprias ideias sobre Allah e julgando as pessoas por suas próprias ideias, caprichos e desejos corrompidos. Através dele, Allah guiou a humanidade e esclareceu os diferentes meios de se aproximar d’Ele. Através dele, Allah levou o povo das trevas para a luz. Através dele, Ele diferenciou entre aqueles que prosperarão e aqueles que são imorais. Portanto, quem segue a sua orientação é verdadeiramente guiado, e quem se desvia do seu caminho está mal orientado e desviou-se. Que Allah envie bênçãos e paz sobre ele e sobre todos os mensageiros e profetas. (Wujub al-I'tisam bi'l-Risalah por Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah - que Allah tenha misericórdia dele, vol. 19, pág. 99-102; e de Majmu' al-Fatawa. Consulte Lawami' al-Anwar al-Bahiyyah, vol. 2, pág. 216, 236)

Por que precisamos de profetas?

Podemos resumir a necessidade que o homem tem dos mensageiros da seguinte forma:

E Allah sabe mais.

A Fé nos Mensageiros
Veja o site Islam Perguntas e Respostas